Terminei o Ensino Médio, e agora?

Resultado de imagem para jovens pensando no futuro

Primeiramente, parabéns! Isso mesmo, parabéns. Você conclui um dos melhores períodos da vida. De fato, o Ensino Médio é aquela fase que contamos os dias para acabar logo e quando acaba sentimos saudade. Se está assim, calma… Tem muito o que viver ainda.

Diferentemente dos outros anos, janeiro está acabando e você não vai voltar pra escola e isso pode ser um tanto quanto assustador, porque afinal, o que fazer agora? Essas “férias prolongadas” muitas vezes tornam-se incômodas, então nesse post darei algumas dicas sobre o que você pode fazer agora que terminou o Ensino Médio.

1 – Um curso técnico.

Quando entrei no curso técnico, tinha acabado de completar 16 anos. Foi um período legal, onde pude distinguir qual profissão eu queria seguir, além de ter me dado uma boa base para faculdade; como ritmo de final de semestre – que é recheado de provas, trabalhos e seminários – e preocupação maior com as notas. Sobretudo, o curso técnico me deu uma profissão, a de técnica em Nutrição e Dietética e me fez amadurecer bastante. Embora que eu não tenha seguido a área, o curso foi bom para eu notar o quanto gosto de escrever, ler e falar, abrindo de uma vez por todas a minha vida para Comunicação Social.

2 – Uma faculdade.

Você deve estar pensando “é sério que ela escreveu que depois do Ensino Médio, posso fazer uma faculdade?”, esse é o intuito de 70% das pessoas que conheço. Terminar o Ensino Médio e ingressar no Superior. Mas a verdade que poucas pessoas dizem é que você precisa cursar o que gosta e de identifica, não é fácil… Eu sei. Mas insista no sonho, você não precisa cursar uma faculdade ainda esse ano, sem paranoia. Nada disso, tenha calma. Se prepare, aproveite esse tempo para definir o que gosta e não gosta, e depois vá fazer o vestibular.

3 – Se preparar para um concurso ou vestibular.

Pode ser um choque, eu sei. Mas agora já deixaram de te ver como um adolescente, no momento você é visto como adulto e esperam que você tome grandes decisões, ainda que você deseje ficar em casa vendo suas séries preferidas. Aproveitar um período para estudar para um concurso, vestibular ou até mesmo o Enem, é um modo de investir no seu futuro a longo prazo. Isso requer de você disciplina e empenho, com esses dois pode ter certeza que você irá alcançar todos os seus sonhos!

4 – Ler. 

Ler é ter o mundo todo em sua imaginação. Aproveite para pôr a leitura em dia ou até mesmo descobrir novos escritores. Deixo aqui os meus favoritos como indicação: Machado de Assis, John Green, Joaquim Manoel de Macedo, Jojo Moyes, Isabela Freitas,Nicholas Sparks, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles e Clarice Lispector.

 

Acima de tudo, seja feliz! Nada de desespero, você apenas terminou uma fase de sua vida e está iniciando outra que será brilhante!

 

Deixe um comentário